Região de abyei, reclamada tanto pelo norte como pelo sul, testemunhou confrontos nos últimos dias
Região de abyei, reclamada tanto pelo norte como pelo sul, testemunhou confrontos nos últimos diasNem tudo correu bem no processo de pacificação entre o Norte e Sul do Sudão, que culminou num referendo que decidiu a independência da extensa área a sul do país. Na cidade de abyei, situada na região encravada entre uma parte e a outra – que devia ter decidido na mesma altura se optaria pela integração a Sul ou pela manutenção no Norte – está agora vazia depois dos seus habitantes terem fugido da violência recente.

Também por isto, a situação permanece tensa, de acordo com as Nações Unidas, que apelou a ambas as partes para que cessem as hostilidades e regressem às negociações. a região, reclamada tanto pelo norte como pelo sul, testemunhou confrontos nos últimos dias, incluindo saques e incêndios, após a tomada da área pelas forças governamentais sudanesas. a violência levou milhares a fugirem de suas casas.
Um primeiro patrulhamento em torno da zona de conflito sugere que saques e pilhagens deixaram a cidade muito danificada e vazia, anotou o porta-voz da ONU Martin Nesirky, acrescentando que não houve vítimas civis e que persistem tiroteios esporádicos na área.