Bento XVI nomeou, em 25 de Maio, o padre João Carlos Hatoa Nunes como novo bispo auxiliar da arquidiocese de Maputo. Em pouco mais de um mês, o Papa dá à Igreja de Moçambique dois novos bispos moçambicanos
Bento XVI nomeou, em 25 de Maio, o padre João Carlos Hatoa Nunes como novo bispo auxiliar da arquidiocese de Maputo. Em pouco mais de um mês, o Papa dá à Igreja de Moçambique dois novos bispos moçambicanosO novo prelado, João Carlos Hatoa Nunes, é de origem sino-moçambicana e tem apenas 43 anos. Sacerdote da arquidiocese de Maputo, era pró-vigário geral, chanceler da cúria e pároco de São Francisco de assis, do Infulene, no município de Matola. Natural da Beira, capital daprovíncia de Sofala, onde nasceu a 18 de Março de 1968, começou a sua formação sacerdotal no Seminário de Maputo, em 1986. Concluídos os estudos teológicos, foi ordenado sacerdote em 1995, pela arquidiocese de Maputo. Foi vigário da paróquia de Nossa Senhora das Graças e, entre 2002 e 2006, desempenhou a função de chanceler e ecónomo da arquidiocese. Entre 2005 e 2007, esteve ainda ligado à área dacomunicação social, comodirector da rádio Maria Moçambique. Hoje, 25 de Maio de 2011, foi nomeado bispo auxiliar do Maputo.
a conferência episcopal moçambicana vê-se assim renovada e reforçada com esta recente nomeação, que sucede à de Inácio Saúre, novo Bispo de Tete, no passado mês de abril, e ordenado bispo e 22 de Maio. É um sinal de fecundidade da Igreja de Moçambique que soube resistir e persistir, apesar dos dramáticos tempos da guerra e dos desafios do processo de reconciliação.