a oração exige luta, firmeza e humildade, numa relação com Deus sujeita a atravessar períodos de incerteza
a oração exige luta, firmeza e humildade, numa relação com Deus sujeita a atravessar períodos de incerteza a existência humana é como uma longa noite de combate e oração, habitada pelo desejo de bênção divina que, recebida com humildade através da misericórdia de Deus, dá uma nova identidade à pessoa, afirmou Bento XVI. Na audiência-geral desta quarta-feira, o Papa continuou na sua catequese sobre a oração.
Rezar exige confiança e intimidade, tratando-se quase de um corpo-a-corpo simbólico, não com um Deus adversário, mas com o Senhor que abençoa e que permanece misterioso, sublinhou. Na sua intervenção, aos muitos fiéis que se encontravam na Praça de São Pedro, o Pontífice defendeu que a experiência espiritual pode ser difícil, mas transforma e é uma inesgotável fonte de graça.

Na reflexão sobre um texto do Livro de Génesis e o episódio da luta nocturna de Jacob com Deus, o Pontífice salientou que este é um símbolo da oração como combate da fé e da vitória da perseverança. Toda a vida é uma luta para reconhecer a face de Deus.