O país mais pobre da américa esteve uma centena de anos sem verificar casos da doença. a cólera reapareceu nove meses depois do terramoto e teve origem na contaminação do rio artibonite
O país mais pobre da américa esteve uma centena de anos sem verificar casos da doença. a cólera reapareceu nove meses depois do terramoto e teve origem na contaminação do rio artiboniteEm sete meses, o surto de cólera no Haiti matou mais de cinco mil pessoas. Entre Outubro de 2010 e Maio de 2011, foram registados 302. 401 casos da doença no país. a organização Pan-americana de Saúde alertou para o aumento dos casos de cólera e para a possível expansão da epidemia devido ao início da época das chuvas. a doença transmite-se através de alimentos ou águas contaminadas. Para preveni-la é necessário assegurar o acesso da população à água potável e serviços de saneamento adequados.

O Haiti, apesar de ser o país mais pobre do continente americano, esteve mais de cem anos sem registar casos desta doença, segundo algumas agências de notícias. a cólera ressurgiu na sequência do violento terramoto que danificou grande parte das estruturas do país. Em Outubro de 2011, detectou-se o primeiro caso de cólera no país, lembra a agência adital.

as populações locais acusam a missão das Nações Unidas para o Haiti (MINUSTaH) de ter contribuído para o ressurgimento da doença. Segundo um relatório da ONU, a epidemia de cólera terá tido origem na contaminação das águas do rio artibonite, devido às más condições sanitárias do acampamento dos soldados da MINUSTaH.