Encontro internacional foca questões linguí­sticas. Há 2. 500 línguas em risco entre as 6. 700 que são faladas no mundo. a Ásia e a américa são os dois continentes que reúnem o maior número de idiomas ameaçados
Encontro internacional foca questões linguí­sticas. Há 2. 500 línguas em risco entre as 6. 700 que são faladas no mundo. a Ásia e a américa são os dois continentes que reúnem o maior número de idiomas ameaçadosMais de cinquenta peritos do sector da educação, linguística, antropologia e comunicação vão reunir-se, de 30 de Maio a 1 de Junho, na sede da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), em Paris. Pretendem desenvolver em conjunto uma ferramenta de avaliação da língua. a UNESCO defende o ensino bilingue ou multilingue. Recentemente, Irina Bokova, directora da organização afirmou que o ensino da língua materna é um instrumento eficaz na luta contra a discriminação. a aprendizagem depende do idioma em que as aulas são leccionadas, lembrou.

a agência onusina identifica 2. 500 línguas em risco entre as 6. 700 que são faladas no mundo. Nos últimos 70 anos, extinguiram-se 200 línguas. 538 estão em situação crítica, 502, seriamente em risco, 623, em perigo, e 607 em situação de vulnerabilidade. Os países que registam o maior número de idiomas ameaçados são a Índia, os Estados Unidos da américa, a Indonésia, a China, o México, e a Rússia. Em Portugal, há um idioma em risco: o mirandês, também conhecido por bable.