«Entendo por bem convocar todo o povo de Deus que integra esta Igreja Local para uma assembleia diocesana a realizar no fim-de-semana 28 e 29 de Maio, como conclusão festiva do ano pastoral em curso e preparação do próximo»
«Entendo por bem convocar todo o povo de Deus que integra esta Igreja Local para uma assembleia diocesana a realizar no fim-de-semana 28 e 29 de Maio, como conclusão festiva do ano pastoral em curso e preparação do próximo»O convite é feito pelo bispo Manuel Pelino a todos os diocesanos. Uma condição fundamental para a evangelização é o testemunho da caridade e a irradiação da esperança e da solidariedade na sociedade envolvente, salienta na mensagem para esta assembleia. a iniciativa tem como objectivos fundamentais o Congregar, Celebrar, Renovar e Enviar.
Em primeiro lugar, o objectivo é proporcionar aos participantes uma experiência da comunidade diocesana como assembleia numerosa na riqueza de ministérios, carismas e actividades pastorais. a festa diocesana pretende reconhecer e louvar a presença de Deus na Igreja, fonte dos carismas e ministérios, segredo da vitalidade da Igreja e fundamento da nossa actividade pastoral.

O dia diocesano leva a partilhar as actividades realizadas ao longo do ano e incentiva, assim, a aprender uns com os outros caminhos de renovação e imprimir novo dinamismo à missão, defende o prelado. Este dia deve manifestar a Igreja presente na sociedade como sinal de esperança e como colaboradora na construção da justiça e da paz, refere ainda o bispo diocesano de Santarém. Consulte o programa.