Se na Europa o aumento do preço do combustível é motivo de forte descontentamento, na Venezuela, o desperdí­cio de energia é objecto de críticas
Se na Europa o aumento do preço do combustível é motivo de forte descontentamento, na Venezuela, o desperdí­cio de energia é objecto de críticasalí Rodríguez araque, ministro venezuelano de Energia, considera que os baixos preços do combustível e da electricidade têm incentivado a cultura do desperdício. Uma garrafinha de água é mais cara que encher o depósito do automóvel, afirmou. Quanto à energia lembrou: a Venezuela caracteriza-se por ser o maior consumidor de electricidade do continente, muito acima da argentina, do Brasil e do Chile, que têm um desenvolvimento industrial consideravelmente maior.

Na Venezuela, um litro de gasolina custa cerca de 0,40 dólares, já o litro de água pode chegar aos 0,70 (recorda-se que um dólar equivale a 0,70 euros). O último aumento no preço dos combustíveis, no país, ocorreu em 1989 e desencadeou o chamado “Caracazo”, protesto social que resultou em centenas de mortos. a Venezuela enfrenta desde 2010 uma crise no sector da energia, verificando-se apagões em todo o país, adianta a agência aNSa.