Portugal continua a não cumprir os compromissos assumidos internacionalmente em termos de ajuda Pública ao Desenvolvimento, revela o relatório aid Watch 2011
Portugal continua a não cumprir os compromissos assumidos internacionalmente em termos de ajuda Pública ao Desenvolvimento, revela o relatório aid Watch 2011Portugal e outros países da Europa não alcançaram os objectivos a que se propuseram em termos de ajuda Pública ao Desenvolvimento (aPD), para alcançar os Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM). Os dados são do relatório aID WaTCH 2011, publicado pela Confederação Europeia das ONG de ajuda ao Desenvolvimento e ajuda Humanitária de Emergência (CONCORD[i]).
Portugal tinha-se comprometido a canalizar 0. 34 por cento do Rendimento Nacional Bruto, mas ficou-se pelos 0. 29 por cento. Eram necessários mais 15 mil milhões de euros para se atingir a meta definida pelos representantes políticos da União Europeia, que se comprometeram em 2010 a estabelecer em 0. 56 por cento do seu Rendimento Nacional Bruto (RNB), esta ajuda, adianta a Plataforma Portuguesa das Organizações Não Governamentais e de Desenvolvimento (ONGD). assim, com a crise em vigor na Europa, o apoio continua a crescer a um ritmo mais lento que o necessário para os 0. 7 por cento do RNB até 2015. Relatório completo aqui.