Situada na zona centro do país, a diocese de Tete tem, a partir de 22 de Maio, novo bispo na pessoa de Inácio Saure, missionário da Consolata, ordenado na catedral de Maputo
Situada na zona centro do país, a diocese de Tete tem, a partir de 22 de Maio, novo bispo na pessoa de Inácio Saure, missionário da Consolata, ordenado na catedral de MaputoNa manhã do domingo 22 de Maio, teve lugar a ordenação episcopal de Inácio Saure, na catedral de Maputo, Moçambique. a celebração eucarística foi presidida pelo bispo de Xai-Xai e presidente da Conferência Episcopal de Moçambique, Lúcio Muandula. acompanharam-no na imposição das mãos o arcebispo de Maputo, Francisco Chimoio e o bispo de Gurúé, Francisco Lerma, também ele missionário da Consolata. a liturgia foi animada pelo coro e por um grupo de dançarinas que executaram danças litúrgicas nos momentos mais importantes da celebração.

Natural de Balama, província de Cabo Delgado, Inácio Saure nasceu a 2 de Março de 1960. Depois de cumprir o serviço militar durante a guerra civil, ingressou no seminário dos Missionários da Consolata, em 1988. Foi ordenado sacerdote 10 anos depois, em 1998, sendo a primeira primícia da segunda primavera vocacional consolatina em Moçambique. Deu quase 10 anos de serviço missionário no Congo, tendo regressado a Moçambique para trabalhar na formação de novos sacerdotes. Na altura da sua nomeação episcopal era mestre do noviciado dos Missionários da Consolata, em Maputo. a sua ordenação episcopal é uma alegria muito grande para a Igreja de Moçambique e um dom de Deus, sobretudo para Igreja de Tete. O novo bispo tomará posse da sua diocese a 5 de Junho próximo.