Povo cristão de Gurúí¨ celebra festa de Nossa Senhora de Fátima, na catedral de Santo antónio. Transferida para 14 de Maio, a celebração permitiu que maior número de cristãos dos arredores participasse na procissão mariana com maior solenidade
Povo cristão de Gurúí¨ celebra festa de Nossa Senhora de Fátima, na catedral de Santo antónio. Transferida para 14 de Maio, a celebração permitiu que maior número de cristãos dos arredores participasse na procissão mariana com maior solenidade a procissão teve início, à tarde, na comunidade suburbana de São Bernardo, animada pelo grupo da Legião de Maria. Nela participaram fiéis de todas as idades e condições, que cantaram e rezaram através das principais ruas da cidade de Gurúé, levando a imagem de Nossa Senhora de Fátima num andor. após duas horas de procissão, por volta das 18, teve início a celebração eucarística, presidida pelo padre Miguel antónio Oliveira, vigário paroquial e director espiritual da Legião de Maria. O celebrante destacou as qualidades de Nossa Senhora, além de recordar aos presentes a mensagem de Fátima, sobretudo a necessidade de se rezar pela paz, mesmo no Moçambique actual com aparente paz consolidada.

Terminada a missa e antes da vigília mariana, que se prolongou até às 24 horas, o padre Daniel Raúl orientou uma reflexão mariana na qual destacou a necessidade de os cristãos imitarem Maria nas suas qualidades de discípula do Senhor Jesus e da sua obediência radical resumida no seu fiat. a oração do Rosário prolongou-se até ao final da vigília. Na manhã seguinte, depois da missa, o grupo da Legião de Maria fez a consagração a Nossa Senhora, tendo terminado com uma confraternização.

a solene celebração mariana acontece numa altura em que a paróquia da catedral, animada pelo bispo da diocese, Francisco Lerma Martínez, dos Missionários da Consolata, está a realizar uma campanha de fabrico de tijolos com vista à construção de um centro de acolhimento especialmente concebido para acompanhantes de doentes. Não dispondo de abrigo no hospital local, refugiam-se nas varandas das lojas ou no mercado local, sem um mínimo de agasalho, sabido que, situada no sopé do Monte Namuli, Gurúé é uma das cidades mais frias de Moçambique.