De uma Somália em guerra que atravessa uma Terrí­vel seca para campos sobrelotados do Quénia. Este é o drama de milhares de somalis que tentam a todo o custo sobreviver
De uma Somália em guerra que atravessa uma Terrí­vel seca para campos sobrelotados do Quénia. Este é o drama de milhares de somalis que tentam a todo o custo sobreviverOs campos para refugiados do nordeste do Quénia estão no limite das suas capacidades. Porém, o número de cidadãos somalis a necessitar de asilo é cada vez maior, devido à seca e à intensificação dos conflitos. O campo de refugiados de Dadaab continua a receber um número significativo de recém-chegados, confirma Emmanuel Nyabera, porta-voz do alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados. Chegam exaustos, depois de terem efectuado longos percursos a pé, que podem chegar aos mil quilómetros.

O campo de Dadaab é o maior do mundo. Em meados do mês de Maio, contava mais de 348 mil pessoas, quatro vezes mais do que a sua capacidade. Grande parte são cidadãos somalis. E, apesar de lá conseguirem uma relativa segurança, viver nos campos é muito difícil.comem pouco. Para conseguir água é preciso andar quilómetros, o que nem sempre é seguro para as mulheres; os serviços de saúde são escassos. Porém, Dadaab continua a ser a única hipótese para os milhares que fogem para garantir a sua sobrevivência.