Na província de abyei, situada entre o norte e o sul do Sudão, assiste-se à fuga de milhares de pessoas, depois que as tropas de Cartum assumiram o controlo da cidade, numa clara violação do acordo de paz de 2005
Na província de abyei, situada entre o norte e o sul do Sudão, assiste-se à fuga de milhares de pessoas, depois que as tropas de Cartum assumiram o controlo da cidade, numa clara violação do acordo de paz de 2005 Os combates foram muito, muito duros”, declarou Philip aguer, porta-voz do Exército de Libertação Popular do Sudão (SPLa), força militar do sul. após violentos combates, o exército sudanês de Cartum assumiu, sábado 21 de Maio, o controlo da cidade de abyei. Desde Janeiro, data em que se realizou o referendo sobre a independência do Sul do Sudão, a violência tinha vindo a crescer. Recorde-se que o Sul Sudão deverá tornar-se um estado independente a 9 de Julho. O acordo assinado em 2005, sob a égide das Nações Unidas, determina que as tropas do Norte deveriam ficar fora da região. as Nações Unidas já apelaram ao “fim imediato das hostilidades”, depois de a sua base em abyei ter sido alvo de um ataque com obuses.

as pessoas estão a fugir da região devido aos bombardeamentos cegos, afirmou o porta-voz do exército sul-sudanês. Entraram em abyei com uma divisão militar completa, enquanto nós não tínhamos forças de combate no terreno, explicou, adiantando que as tropas leais ao SPL a estavam todas confinadas no Sul, como exige o acordo. Em Cartum, a televisão estatal anunciou sábado à noite a conquista de abyei. a França já condenou a tomada de abyei pelo exército sudanês, denunciando uma “grave violação” do acordo de paz, segundo um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Os Estados Unidos condenaram igualmente a intervenção militar e pediram a retirada das forças sudanesas da cidade. O acordo de paz de 2005 previa que abyei, disputada pelo Norte e pelo Sul, escolhesse a que lado pertencer em caso de divisão do país, mas o referendo na região acabou por não se realizar em Janeiro passado.