a mortalidade materna é um grave problema no país asiático. Os Médicos Sem Fronteira abriram, em Peshawar, um hospital privado totalmente dedicado às mulheres
a mortalidade materna é um grave problema no país asiático. Os Médicos Sem Fronteira abriram, em Peshawar, um hospital privado totalmente dedicado às mulheresO Paquistão regista uma das mais elevadas taxas de mortalidade materna e infantil da Ásia Central. as mulheres e crianças são as que mais sofrem com a falta de técnicos e serviços de saúde. Muitas vidas poderiam ser poupadas se os riscos de complicações fossem detectados a tempo ou se as urgências fossem rapidamente atendidas, assegura Misa Sugawara, directora da unidade.

O hospital conta com uma sala de partos, um bloco operatório e 30 camas. 70 profissionais vão assegurar serviços gratuitos que podem ir desde a simples consulta à cirurgia, durante as 24 hora do dia e ao longo de toda a semana. O planeamento familiar e cuidados pré e pós-parto integram os serviços prestados.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, a cada dia, morrem 1. 500 mulheres devido a problemas que surgem durante a gravidez ou parto. Grande parte das mortes acontecem em países pobres e poderiam ser evitadas. Reduzir a mortalidade materna é o quinto Objectivo do Milénio.