Para muitos João Paulo II é santo desde o dia em que morreu. «Santo súbito» foi uma das frases que mais se ouviu desde abril de 2005. a 13 de Maio foi homenageado, na peregrinação, mas todos os dias veneram-no muitos peregrinos
Para muitos João Paulo II é santo desde o dia em que morreu. «Santo súbito» foi uma das frases que mais se ouviu desde abril de 2005. a 13 de Maio foi homenageado, na peregrinação, mas todos os dias veneram-no muitos peregrinosKarol Woityla foste o Santo Padre
Por quem o mundo se uniu em oração
Pelo exemplo de amor e de humildade
Que transbordavam do teu coração
Tu que foste na terra o Bom Pastor
Junto de Deus és o nosso protector
Tu és o nosso protector
Este é o refrão da canção com letra e música de Custódio Fernandes que o Grupo coral Divino Salvador de Joane, Vila Nova de Famalicão cantou junto à estátua do beato João Paulo II, no dia em que assinalaram 43 anos de existência. Quando ele faleceu, uns dias depois, fiz um retrato dele e musiquei-o, conta à Fátima Missionária o maestro do coro. Custódio Fernandes quis vir cantar junto à estátua do novo santo porque, para mim, ele não é beato desde o dia 1 de Maio, mas sim, já desde aquela altura, por isso é que lhe chamo Santo Padre, para nós, é o nosso protector.

Custódio Fernandes esteve com o coral de Joane, no primeiro encontro de coros a nível mundial no Vaticano, em 2005. ali o maestro já cantou este tema e deixei junto da campa dele o meu original, datado de 13 de abril de 2005. Já em 1982, o coral, composto por 60 elementos, esteve com o Santo Padre no Sameiro, aquando da sua primeira visita a Portugal, para agradecer a Nossa Senhora ter-lhe salvo a vida. O maestro afirma-se como um homem de fé e de convicções fortes que transpôs para a letra da canção. Nunca te deixes vencer pelo mal, canta o coral em determinado momento. Se eu me deixasse vencer pelo mal hoje não estava cá de certeza, conta Custódio Fernandes.

a oração é uma constante naqueles que se encontram junto à estátua. Pequenos ou longos momentos, carregados de simbolismo e do toque da estátua do Papa beato. Maria Júlia, da Maia, rezou o terço colada à estátua de Karol Woityla no Santuário. Tem quatro próteses e muita fé. Estive muito mal, aqui estou para agradecer a Deus e à Nossa Senhora e ao santo Papa. Do Papa de Fátima, beatificado a 1 de Maio, salienta que é mais um santo para nos ajudar. além das suas dores, na sua oração pediu por saúde e pelos outros. Tenho três netos que não trabalham, para ver se conseguem arranjar trabalhinho para ajudar a minha filha. Tenho outros dois que trabalham, graças a Deus, que Deus lhes conserve o trabalhinho deles, explica.
a estátua do novo beato é já ponto de paragem obrigatória para os peregrinos de Fátima. aqueles que passam perto da estátua de Karol Woityla no Santuário fazem questão de deixar algo: flores, velas, terços e já há quem deixe fotografias de pessoas para quem pedem a protecção divina. Outros aproveitam para tirar fotografias junto da estátua do Papa de Fátima. Rosa Ferreira veio de Famalicão. Dirige as suas preces ao beato, enquanto outras pessoas colocam flores e velas. Emocionada recua e fica a observar. São muitos os fiéis que ali se dirigem. Em Nossa Senhora e em João Paulo II, tenho muita fé, afirma. a sua emoção – conta – foi grande, quando o viu ser beatificado e quando no dia 13 de Maio foi homenageado em Fátima. Fiquei muito emocionada, comenta. De João Paulo II recorda-o a saudar as pessoas com muito carinho, até à hora da morte. Mas também como bom pastor da igreja, amigo de todos, acrescenta.