Portugal foi precursor nas descobertas marí­timas, dando a conhecer novos territórios que mais tarde se constituí­ram em países, o Brasil foi um exemplo que engrandece Portugal. Há diferenças substanciais entre ambos, mas a Virgem de Fátima poderá ser o elo
Portugal foi precursor nas descobertas marí­timas, dando a conhecer novos territórios que mais tarde se constituí­ram em países, o Brasil foi um exemplo que engrandece Portugal. Há diferenças substanciais entre ambos, mas a Virgem de Fátima poderá ser o eloO povo brasileiro tem uma forma muito peculiar de viver, na sua generalidade, é alegre, desinibido, de culturas multifacetadas, mas apesar de ser um país rico alberga muita carência e insegurança. a injustiça social é uma das suas chagas. O carnaval é dos eventos culturais e lazer mais arreigados e conhecidos socialmente. Nesse período torna-se um destino predilecto para turistas provindos de todo o Mundo que vão à procura do divertimento ocasional, mas também da atracção pelo belo que representam os desfiles carnavalescos.
Mas aquele a quem nós chamamos “país irmão” tem outras facetas, a da religiosidade é das mais importantes. É, o que poderemos chamar, um campo aberto à descoberta, onde coexistem religiões autóctones e do exterior. Missionários portugueses e de outros países, seculares e leigos, trabalham espalhados pelo território, não apenas nas cidades, mas especialmente nas zonas subdesenvolvidas, cuja carência é alarmante. O ensino, a cultura e o trabalho com as populações são componentes da evangelização plenamente exercida.

O potencial de riquezas naturais é enorme, mas esbarra com os interesses de pessoas e grupos que não permitem que todos possam usufruir das mesmas, daí a grande injustiça que se gera para a população em geral. O trabalho desenvolvido pelos padres e leigos que fazem missão no Brasil é excepcional, quase não tem limites, pois quantas vezes um sacerdote tem que percorrer dezenas ou centenas de quilómetros para dar assistência às comunidades que vão criando e sustentando dia após dia. apesar das dificuldades, todos os missionários que conhecemos consideram enriquecedora a sua experiência naquelas paragens.

a partir do próximo dia 28, Nossa Senhora de Fátima estará ainda mais próximo do povo brasileiro. Nessa data será inaugurada uma réplica da Capelinha das aparições – que foi edificada em dois anos – com a entronização da imagem da Senhora benzida no passado dia 13 de Maio, em Fátima. a cerimónia será presidida pelo arcebispo da arquidiocese do Rio de Janeiro, Orani João Tempesta e estarão presentes antónio Marto, bispo de Leiria-Fátima e o reitor do Santuário de Fátima, Virgílio antunes.

O arcebispo do Rio de Janeiro foi concreto em relação à Mensagem de Fátima quando escreveu: ” a Mensagem de Fátima é pertinente e urgente, tanto naquela época como hoje: é uma súplica angustiada de quem nos vê em grande perigo e que vem oferecer a Sua ajuda e dar o Seu conselho. Por isso mesmo, o nosso convite para revisitarmos a mensagem de Fátima nestes tempos novos e difíceis! a Mensagem de Fátima é para todos, em todas as épocas!” acentuou. De facto, a mensagem da Senhora permanece actual, o seu pedido de penitência e oração deve ser uma preocupação dos cristãos em todo o mundo.