Igreja de Portugal, em especial Lisboa, está em festa. a sua filha, fundadora das Irmãs Hospitaleiras da Imaculada Conceição, Maria Clara do Menino Jesus é declarada beata, porque viveu a sua vida no caminho da santidade, praticando a caridade
Igreja de Portugal, em especial Lisboa, está em festa. a sua filha, fundadora das Irmãs Hospitaleiras da Imaculada Conceição, Maria Clara do Menino Jesus é declarada beata, porque viveu a sua vida no caminho da santidade, praticando a caridade a carta apostólica de Bento XVI, que autoriza a beatificação de Maria Clara do Menino Jesus, está datada de 13 de Maio de 2011 e reza assim: acolhendo o desejo do nosso irmão José da Cruz Policarpo, patriarca de Lisboa, e de muitos outros irmãos no Episcopado e de muitos fiéis, depois de obtido o parecer favorável da Congregação para as causas dos Santos, com a nossa autoridade apostólica, concedemos que a venerável serva de Deus, Maria Clara do Menino Jesus [] seja doravante chamada beata e que se possa celebrar a sua festa nos lugares e segundo as regras estabelecidas pelo Direito, todos os anos, no dia 1 de Dezembro. a cerimónia da beatificação da Fundadora das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição é presidida pelo representante do Papa Bento XVI, cardeal ângelo amato, em cerimónia no início da Eucaristia presidida pelo patriarca de Lisboa, José Policarpo, no estádio do Restelo às 10,30, de 21 de Maio.

a beata Maria Clara do Menino Jesus nasceu a 15 de Junho de 1843, na amadora, arredores de Lisboa. aos 13 anos, perdeu a mãe e, um ano mais tarde, o pai, em Dezembro de 1857. a sua convivência com as irmãs Filhas da Caridade, de São Vicente de Paulo, ajudou-a a sentir o apelo de Deus e a consagrar-lhe a sua vida. Totalmente entregue ao serviço do Senhor, só a caridade a norteava. Mulher de oração, fez da sua vida uma presença de amor e compreensão, especialmente junto dos mais necessitados. Faleceu aos 56 anos, a 1 de Dezembro de 1899.
a 18 de Dezembro de 1995, em Lisboa, foi aberto o processo para a causa de canonização da irmã Maria Clara. Em Dezembro de 2007, foi reconhecido o milagre que, por sua intercessão, foi concedido por Deus a Georgina Monteagudo, de Baiona, Espanha. a miraculada sofria há 34 anos de um pioderma gangrenoso. a 10 de Dezembro de 2010, Bento XVI promulgou o decreto que abriu caminho à beatificação de Maria Clara do Menino Jesus.