Não se perturbe o vosso coração. Eu sou o caminho, a verdade e a vida?, diz o Senhor Jesus, no evangelho de São João, no 5º domingo de Páscoa
Não se perturbe o vosso coração. Eu sou o caminho, a verdade e a vida?, diz o Senhor Jesus, no evangelho de São João, no 5º domingo de PáscoaQue fora a vida se nela não houvera lágrimas?, perguntava-se Eurico no capítulo Recordações, do romance Eurico o presbítero, de alexandre Herculano. É um facto que na vida de cada ser humano as lágrimas, bem como as alegrias, fazem parte integrante do modo de viver. ao evangelho de hoje podíamos nós dar o título de Corações atribulados ou Corações aflitos. Estamos na Última Ceia de Cristo com os seus apóstolos. De repente, Jesus diz-lhes solenemente: Em verdade vos digo, um de vós me há-de atraiçoar (João 13,21). E logo a seguir afirma: Filhinhos, para onde eu vou, vós não podeis ir (33). Pobres apóstolos! ao ouvirem estas palavras, desabava estrondosamente a expectativa deles, que Cristo seria o grande libertador dos judeus do governo dos romanos, que ele seria o Messias por Deus prometido, tantas vezes, no passado. Tinham confiado em Cristo e agora perdiam-n’O irremediavelmente, pelos vistos.

Talvez nenhum de nós se possa gabar de nunca ter sentido perturbações na sua vida. afinal vivemos numa pátria em que quase metade dos cidadãos já sofreu ou sofre actualmente duma depressão nervosa; em que nos últimos 15 anos os divórcios quintuplicaram — o que mostra o alto nível de insatisfação na nossa gente; uma terra onde inúmeros jovens não são capazes de se construírem um projecto sério de vida; em que um milhão de concidadãos nossos não tem emprego e assim por diante. Tudo isto leva o cristão a saborear’ o facto de que esta vida não pode ser o que sonhámos ser a nossa vida para sempre. Voltando ao evangelho de hoje, é interessante ver que Cristo não promete aos apóstolos de resolver imediatamente o problema que os roía lá no íntimo. Mas diz-lhes: Não se perturbe o vosso coração: acreditais em Deus, pois bem, acreditai em mim também. Contém esta expressão uma grande lição para nós que estamos habituados a meter os 50 cêntimos ou o euro na máquina e a ver o copinho do café encher-se num instante.

Cristo não resolve imediatamente o problema, mas faz uma promessa de alto valor: Na casa de meu Pai há muitas moradas e eu vou lá preparar um lugar para vós. E depois virei novamente para vos levar para junto de mim, para que onde eu estou, também vós estejais.como se dissesse: acreditais que Deus é amor, pois bem, acreditai também no meu amor para convosco. E na segunda leitura de hoje, diz-nos São Pedro: Vós sois uma raça eleita, um sacerdócio real, uma nação santa, um povo que Deus escolheu para si próprio. É justo regozijarmo-nos porque tantos nossos irmãos e irmãs acreditam nestas palavras do nosso Redentor. Uma boa representação deles mostrou-o aqui, em Fátima, a 13 de Maio. Hoje damos conta que poderemos ter perdido muito pela insensatez de quem melhor deveria ter feito no passado; mas muito mais nos ficou se sempre ficarmos com Cristo. Pois Ele é o caminho, a verdade e a vida.