a Organização Internacional para as Migrações apoia a iniciativa que considera «histórica». O conflito dura há quatro décadas e já deslocou mais de 3,6 milhões de pessoas internamente
a Organização Internacional para as Migrações apoia a iniciativa que considera «histórica». O conflito dura há quatro décadas e já deslocou mais de 3,6 milhões de pessoas internamenteComunidades colombianas exigem indemnizações dos governos locais pelos danos causados pelo conflito armado, que afecta o país há décadas. Pedem ainda medidas de segurança que as proteja das violências sofridas no passado e a restauração dos seus direitos, nomeadamente o acesso à saúde, educação e habitação. Contam com o apoio da Organização Internacional das Migrações, que categoriza a acção pioneira de momento histórico.

Na Colômbia, 332 mil pessoas efectuaram pedidos de indemnização devido à violência perpetrada por grupos armados. O conflito armado entre o exército, rebeldes e paramilitares dura há mais de quatro décadas. O país regista uma das mais altas taxas de deslocados internos: mais de 3,6 milhões de pessoas tiveram de abandonar as suas casas e mobilizarem-se dentro do território nacional.