Cidadãs apelam ao diálogo nacional para tirar o país da pior crise da sua história. Promovem, de forma pacífica, a justiça, a tolerância e o perdão pelo futuro da nação
Cidadãs apelam ao diálogo nacional para tirar o país da pior crise da sua história. Promovem, de forma pacífica, a justiça, a tolerância e o perdão pelo futuro da naçãoas mulheres de Burkina Faso marcharam pelas ruas da capital, Uagadugu, apelando ao diálogo nacional. Exigem o fim dos violentos protestos que assolam o país há meses. O nosso país é abalado por uma crise sem precedentes, com consequências terríveis e incalculáveis. Por estas razões, nós, mulheres deste país, realizamos uma marcha pacífica para promover a justiça, o espírito de tolerância e o perdão. Fazemos um apelo para que sejam tomadas todas as medidas contra os abusos que ameaçam o futuro do país, declaram, numa mensagem conjunta, entregue ao Chefe de Estado, Blaise Compaoré.

Nos últimos meses, membros da polícia e militares mostraram a sua revolta nas ruas da capital e em outras cidades do país. Reclamam direitos, nomeadamente o aumento dos salários, mas recorrem à violência para se fazerem ouvir. Lojas vandalizadas e tiros ao ar são algumas das formas através das quais se manifestam.como resposta à violência, os comerciantes organizaram protestos para denunciar os abusos de membros da autoridade, adianta a agência Fides.