Relatório de peritos das Nações Unidas avalia situação das pessoas de ascendência africana em Portugal. Em análise condições de vida e de participação Política
Relatório de peritos das Nações Unidas avalia situação das pessoas de ascendência africana em Portugal. Em análise condições de vida e de participação PolíticaOs primeiros dados apontam para que Portugal tenha uma situação muito semelhante à dos outros países desenvolvidos, salienta a responsável do grupo de trabalho de peritos sobre pessoas de ascendência africana das Nações Unidas, que se encontra a fazer uma visita a Portugal. Esta análise da situação portuguesa no âmbito do ano internacional dos povos afro-descendentes, iniciativa que visou levantar a questão da discriminação racial dos descendentes de africanos.
Mirjana Najchevska disse à Lusa que Portugal não tem dados sobre descendentes africanos, tal como outros países. Mas a docente universitária da Macedónia e responsável do grupo de trabalho diz ainda que o racismo é tema tabu e que não há debate sobre as minorias étnicas. ainda assim o país é dos que tem melhor legislação na área, refere a responsável.

Durante os cinco dias de visita, o grupo de peritos avaliou as condições de acesso à educação, habitação e aos serviços de saúde, emprego, na participação política e na administração da justiça dos afro-descendentes. O relatório final é apresentado ao Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas de 2012.