alimentam-se da compra da dívida soberana dos países mais pobres para depois os explorar no mercado. Lei britânica restringe a sua actuação
alimentam-se da compra da dívida soberana dos países mais pobres para depois os explorar no mercado. Lei britânica restringe a sua actuação a decisão do Reino Unido em limitar as acções dos chamados fundos-abutre (fundos de risco) sobre as dívidas das nações mais pobres do mundo foi saudado esta quinta-feira por um especialista em direitos humanos das Nações Unidas, que pediu que a iniciativa seja alargada aos territórios ultramarinos do país e suas dependências.
O Reino Unido aprovou na segunda-feira a legislação que tornou permanente um Debt Relief act (acto de Perdão da Dívida) e limita as acções que os fundos podem adquirir de dívida soberana a preços de saldo para depois pedirem o reembolso do valor integral da dívida, através de processos judiciais, pressão política ou apreensão de bens.
Cephas Lumina, especialista independente em dívida externa e direitos humanos, saudou a iniciativa de limitar ainda mais a capacidade dos credores sem escrúpulos em utilizarem os tribunais do Reino Unido para a recuperação de montantes exorbitantes para os países pobres comprometidos nos esforços internacionais de ajuda humanitária da dívida.