Uma nova lei pretende impedir a distribuição e venda de sacos de plástico em estabelecimentos comerciais de São Paulo. O municipio é o maior consumidor a nível nacional e emprega seis mil pessoas no sector
Uma nova lei pretende impedir a distribuição e venda de sacos de plástico em estabelecimentos comerciais de São Paulo. O municipio é o maior consumidor a nível nacional e emprega seis mil pessoas no sector a câmara municipal de São Paulo aprovou, esta semana, uma lei que proíbe a distribuição e venda de sacos de plástico nos estabelecimentos comerciais. O projecto obteve 31 votos favoráveis, cinco contrários, e 12 abstenções. O projecto aguarda pela aprovação do prefeito, Gilberto Kassab. Entrará em vigor a partir de Janeiro de 2012. Supermercados, grandes superfícies comerciais e lojas terão de afixar, no seu interior, mensagens como Poupe recursos naturais! Use sacos reutilizáveis, para incentivar os clientes.

Empresas ligadas à fabricação e comercialização de sacos de plástico consideram que o verdadeiro problema está no desperdício das embalagens e não no uso do plástico. É o caso de pessoas que utilizam dois sacos para guardar um único produto. O município de São Paulo é o maior consumidor a nível nacional, segundo o Diário Comércio e Indústria. Em 2009, a população brasileira usou 17,9 mil milhões de sacos.

Os especialistas ambientais manifestam preocupação perante a longevidade do plástico. a decomposição do material em condições naturais pode estender-se aos 100 anos. 30 mil cidadãos trabalham em empresas de produção de sacos de plástico; em São Paulo contam-se seis mil trabalhadores no sector.