Bento XVI apela a que «escutem e valorizem as novas gerações na realização do bem comum e na afirmação de uma ordem social justa e pacífica»

Bento XVI apela a que «escutem e valorizem as novas gerações na realização do bem comum e na afirmação de uma ordem social justa e pacífica»

Na mensagem para o 45º dia mundial da paz, a 1 de Janeiro de 2012, o Papa defende a urgência de escutar e reconhecer as novas gerações na realização do bem comum e na afirmação de uma ordem social justa e pacífica onde possam ser plenamente expressados e realizados os direitos e as liberdades fundamentais do ser humano, adianta a agência EFE. O Santo Padre apela aos líderes mundiais que as instituições e as leis sejam penetradas pelo humanismo transcendente que ofereça às novas gerações oportunidades da plena realização e trabalho.
Os jovens – diz Sua Santidade – deverão ser operadores de justiça e de paz em um mundo complexo e globalizado. O que torna necessário uma aliança pedagógica de todos os sujeitos responsáveis. a Santa Sé assinala, em comunicado, que só assim é possível construir a civilização do amor fraterno, coerente com as mais profundas exigências de verdade, liberdade, amor e justiça para todos. O tema escolhido por Bento XVI para o dia mundial da paz de 2012 já havia sido abordado por João Paulo II em 1985, com a paz e os jovens caminham juntos e, em 2004, um empenho sempre actual: educar para a paz.