as autoridades de Chiapas, no sudeste do México, detiveram dois camiões que transportavam centenas de migrantes, com destino aos Estados Unidos da américa. Viajavam em condições desumanas
as autoridades de Chiapas, no sudeste do México, detiveram dois camiões que transportavam centenas de migrantes, com destino aos Estados Unidos da américa. Viajavam em condições desumanasTrata-se da maior operação de detenção de imigrantes da história do México, país frequentemente atravessado por imigrantes da américa Latina que pretendem aceder aos EUa. Grande parte provinha da Guatemala, mas também se encontravam no grupo pessoas de nacionalidade japonesa, chinesa, nepalesa, equatoriana, salvadorenha, hondurenha e indiana. Os migrantes estavam amontoados dentro dos camiões em condições desumanas: viajavam de pé e estavam desidratados.

Os veículos foram interceptados num posto da polícia perto de Tuxtla Guérrez, no estado de Chiapas, na fronteira com a Guatemala. Estima-se que cada migrante tenha pago quase cinco mil euros aos traficantes para os transportar para o norte da américa, adianta a emissora britânica BBC. Cerca de 500 mil pessoas tentam passar a fronteira do México com os EUa, todos os anos.