Na mensagem para o 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais, o Papa exorta os cristãos a presentes «com criatividade consciente e responsável» na internet e nas redes sociais. Estas tornaram-se «parte integrante da vida humana», salienta
Na mensagem para o 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais, o Papa exorta os cristãos a presentes «com criatividade consciente e responsável» na internet e nas redes sociais. Estas tornaram-se «parte integrante da vida humana», salientaaparecem em perspectiva metas até há pouco tempo impensáveis, que nos deixam maravilhados com as possibilidades oferecidas pelos novos meios e, ao mesmo tempo, impõem de modo cada vez mais premente uma reflexão séria acerca do sentido da comunicação na era digital, afirma o Pontífice. Bento XVI salienta que é necessário fazer uma reflexão séria acerca do sentido da comunicação na era digital dadas as extraordinárias potencialidades da rede internet e a complexidade das suas aplicações.
as novas tecnologias usadas sabiamente, podem contribuir para satisfazer o desejo de sentido, verdade e unidade que permanece a aspiração mais profunda do ser humano, defende o Santo Padre. a distinção clara entre o produtor e o consumidor da informação aparece relativizada, pretendendo a comunicação ser não só uma troca de dados, mas também e cada vez mais uma partilha, salienta na mensagem para o dia mundial das comunicações sociais, celebrado a 5 de Junho.

Num dos pontos da mensagem, Bento XVI assinala que são sobretudo os jovens que estão a viver esta mudança da comunicação, com todas as ansiedades, as contradições e a criatividade própria de quantos se abrem com entusiasmo e curiosidade às novas experiências da vida. Lembra o Pontífice que o envolvimento cada vez maior no público areópago digital dos chamados social network, leva a estabelecer novas formas de relação interpessoal, influi sobre a percepção de si próprio e por conseguinte, inevitavelmente, coloca a questão não só da justeza do próprio agir, mas também da autenticidade do próprio ser.

a presença no espaço virtual pode ser o sinal de uma busca autêntica de encontro pessoal com o outro, se se estiver atento para evitar os seus perigos, como refugiar-se numa espécie de mundo paralelo ou expor-se excessivamente ao mundo virtual, alerta o Papa. as novas tecnologias permitem que as pessoas se encontrem para além dos confins do espaço e das próprias culturas apresentando um mundo de potenciais amizades, mas também coloca a questão de quem é o meu ‘próximo’ neste novo mundo?.

O Pontífice adianta que o compromisso por um testemunho do Evangelho na era digital exige que todos estejam particularmente atentos aos aspectos desta mensagem que possam desafiar algumas das lógicas típicas da Web. Em última análise – lembra o Santo Padre – a verdade que é Cristo constitui a resposta plena e autêntica àquele desejo humano de relação, comunhão e sentido que sobressai inclusivamente na participação maciça no areópago digital.

Os crentes, testemunhando as suas convicções mais profundas, prestam uma preciosa contribuição para que a web não se torne um instrumento que reduza as pessoas a categorias, que procure manipulá-las emotivamente ou que permita aos poderosos monopolizar a opinião alheia, refere o bispo de Roma. O Dia mundial das Comunicações Sociais foi decidida pelo Concílio Vaticano I, através do Decreto Inter Mirifica, 1963. a data é celebrada no domingo que antecede a Solenidade de Pentecostes.