é já no próximo sábado, 21 de Maio, que decorre a acção «O Vitral no ocidente europeu: história, técnica e estética», promovido pelo Museu de arte Sacra e Etnologia, dos missionários da Consolata
é já no próximo sábado, 21 de Maio, que decorre a acção «O Vitral no ocidente europeu: história, técnica e estética», promovido pelo Museu de arte Sacra e Etnologia, dos missionários da ConsolataÉ uma abordagem ao significado do vitral e à sua fascinante história que passa necessariamente pelo conhecimento da espiritualidade que o viu nascer, das técnicas da sua produção e dos desafios que se lhe colocaram na adaptação a novas exigências, explica o director do Museu, Gonçalo Cardoso. a acção decorrerá das 14h30 às 18h30 e as inscrições terminam a 19 de Maio. São formadores Pedro Redol e Manuela Grosso, especialistas na área.
Do programa constam temas como a Génese do Vitral e a sua fortuna estética no ocidente medieval e pós-medieval europeu; Preceitos a seguir na realização de uma obra de vitral, desde o projecto até à sua colocação no edifício; Relações entre a tradição técnica e espiritual do vitral medieval com o ressurgimento desta modalidade nos séculos XIX e XX. a acção incluirá uma pequena oficina para que os participantes tomem contacto directo com as técnicas tradicionais de corte, montagem e pintura do vitral. Mais informações e inscrições on line.