O cardeal patriarca de Lisboa apelou ao «discernimento e participação Política» na homilia da bênção dos finalistas universitários de Lisboa
O cardeal patriarca de Lisboa apelou ao «discernimento e participação Política» na homilia da bênção dos finalistas universitários de LisboaRecentemente, movimentos sociais tentaram definir-vos como “geração à rasca”; prefiro ver-vos como geração com coragem para enfrentar o futuro com generosidade e ideal, afirmou José Policarpo. Mas isso supõe, imediatamente, enfrentar o presente com coragem e lucidez. E o presente não é apenas o vosso, é o de todo o nosso Povo. aos finalistas, neste tempo pré-eleitoral, o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa defendeu que é cada vez mais importante o discernimento, que todos percebam, o melhor possível, a realidade. E para isso não basta o discurso dos políticos; é preciso ouvir outras vozes, variadas e, tantas vezes, contraditórias, o que torna indispensável a reflexão pessoal e a síntese interior.

O presidente da celebração destacou que especialmente em momentos difíceis como o que atravessamos, é importante que cada cristão possa compreender, o melhor possível, o que se passa, qual a natureza dos problemas. aos jovens, citou o presidente Kennedy: Não perguntem apenas o que o país pode fazem por vós; perguntai primeiro o que cada um de vós pode fazer pelo nosso País para os desafiar à criatividade nos projectos e à solidariedade na busca de soluções. Não encontrareis nas formas já inventadas e conhecidas os únicos caminhos da vossa realização, disse. a sociedade – defendeu – não pode ser um conjunto de interesses individuais ou grupais. E exortou os jovens à luta com a ousadia da generosidade e da gratuidade.

Os cristãos, na busca da verdade dos problemas e das situações, não podemos deixar de escutar o Evangelho e a voz da Igreja pois pode lançar luz sobre a melhor maneira de organizar uma sociedade mais justa e fraterna. Não precisamos de nos empenhar nas lutas partidárias, embora isso seja legítimo para os cristãos, para influenciarmos a política, isto é, o rumo de construção da nossa sociedade. Basta procurar uma compreensão profunda e alargada, baseada na busca da verdade, das realidades e dos desafios, salientou José Policarpo.