a elevada taxa de suicí­dios no Baixo alentejo é justificada pelo sociólogo Manuel Villaverde Cabral pelo facto de se verificarem muitos casos de solidão de idosos que não possuem fé católica
a elevada taxa de suicí­dios no Baixo alentejo é justificada pelo sociólogo Manuel Villaverde Cabral pelo facto de se verificarem muitos casos de solidão de idosos que não possuem fé católicaO director do Instituto do Envelhecimento, que esteve num colóquio sexta feira à noite em Odemira, relacionou o elevado número de suicídios, sobretudo nos homens viúvos, com a solidão, depois da morte dos cônjuges. Isto porque são completamente dependente das mulheres e a expectativa é que elas morram depois deles.
Manuel Villaverde Cabral considera que este é um um sinal de que já não existe um objectivo, relacionando a alta incidência no Baixo alentejo com o carácter menos católico da população. Este fenómeno não acontece nas famílias gregárias, mais impregnadas de catolicismo, onde as pessoas acreditam na vida e na natureza, o que, de uma forma geral, não se verifica no Baixo alentejo, adianta a Lusa.

O sociólogo chamou a atenção para o facto de Portugal ser um dos países mais envelhecidos do mundo, tornando-se um problema muito grave, sobretudo, pela questão dos recursos financeiros. O isolamento está muitas vezes ligado à migração e emigração dos jovens, por questões económicas.

Para combater esta realidade, o director do Instituto do Envelhecimento defendeu a importância das redes sociais, garantindo que fazem um bem à saúde extraordinário. E aconselhou a que as pessoas se mantenham activas depois da reforma, sobretudo os homens, que processam uma quebra quase completa das suas redes sociais nesta fase.