avé Maria!
Bendita sois Vós! Bendito o fruto do vosso ventre, Jesus! avé cheia de graça, Mãe de Deus e Mãe Nossa! No cumprimento da vossa profecia, Senhora, aqui, ao ingressar neste vosso solar de Fátima, e ao saudar-vos, Mãe querida, permiti-me usa as palavras que nos ensinastes, para clamar diante dos irmãos: ” a minha alma glorifica ao Senhor, e o meu Espírito se alegra em Deus, meu Salvador!” (Lc. I, 46).
avé Maria!
Bendita sois Vós! Bendito o fruto do vosso ventre, Jesus! avé cheia de graça, Mãe de Deus e Mãe Nossa! No cumprimento da vossa profecia, Senhora, aqui, ao ingressar neste vosso solar de Fátima, e ao saudar-vos, Mãe querida, permiti-me usa as palavras que nos ensinastes, para clamar diante dos irmãos: ” a minha alma glorifica ao Senhor, e o meu Espírito se alegra em Deus, meu Salvador!” (Lc. I, 46). a oração que João Paulo II rezou na noite de 12 de Maio de 1982. na Capelinha, junto a Nossa Senhora de Fátima, foi repetida pelos milhares de fiéis que se encontravam a participar na Eucaristia da peregrinação internacional aniversária, no Santuário. Cada um recebeu uma pagela com a imagem do beato e com esta oração. antes, emocionados os peregrinos que se encontravam no recinto reviram diversos momentos das três visitas de João Paulo II, bem como a ligação do Papa de Fátima a este lugar, perpetuada com a oferta da bala, do anel do seu pontificado, bem como da pedra do túmulo de São Pedro que se encontra no altar da igreja da Santíssima Trindade.
a estátua do beato João Paulo II passou a ser um novo centro grande de devoção no Santuário, afirmou o reitor aos jornalistas, durante a conferência de imprensa. ao longo dos 13 minutos do filme, os peregrinos bateram palmas por diversas vezes, quase sempre num contínuo som que aumentava ou diminuía de volume consoante as imagens. Todo Teu, todo nosso-João Paulo II, peregrino e apóstolo de Fátima, é uma produção do Santuário e da televisão italiana Telepace, com guião de Marco Daniel Duarte, da Secção de arte e Património do Santuário, e locução de Rui de Carvalho.

Está tudo dito. Nada mais posso acrescentar afirmou, no final da Eucaristia, o bispo de Leiria-Fátima. O prelado dirigiu uma palavra de agradecimento ao presidente da celebração que, na sua simplicidade de capuchinho e com a sua veia humorística de narrador de histórias nos conseguiu fazer contemplar e saborear a beleza de Deus reflectida aqui no rosto terno e materno de Maria e também no profundo da santidade de João Paulo II que pairou aqui sobre esta Cova da Iria. antónio Marto aproveitou ainda para agradecer publicamente ao reitor do Santuário de Fátima que, pela última vez, está numa grande peregrinação, nessa qualidade, já que foi nomeado bispo de Coimbra, o trabalho que ele desenvolveu. Quero invocar para ele a bênção e protecção de Nossa Senhora e dos pastorinhos, afirmou pedindo que lhe dêem força e inspiração para realizar a nova missão. Muito obrigado por todo o zelo, toda a dedicação, todo o amor com que serviu o Santuário, Nossa Senhora de Fátima e os beatos pastorinhos.

156 grupos de peregrinos anunciaram-se, junto do Serviço de Peregrinos (SEPE) do Santuário de Fátima, como participantes nas celebrações a realizar na manhã do dia 13. Estes grupos são oriundos dos seguintes países: Portugal (52 grupos), alemanha (12), austrália, Áustria, Benin, Brasil (5), Cabo Verde, Correia do Sul, Croácia, Eslováquia, Espanha (10), Estados Unidos (4), França (6), Gibraltar, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália (22), Malásia, México, Polónia (8), Reino Unido (4), Ilha da Reunião, Suíça (4), Trindade e Tobago, Ucrânia e Venezuela. Concelebraram a missa do dia 13, presidida pelo arcebispo de Boston, o Cardeal Patriarca de Lisboa, o Núncio apostólico em Portugal, 21 bispo e 425 sacerdotes. até às 10h do dia 13, 531 pessoas foram atendidas no Posto de Socorros do Santuário e 1006 no Lava-pés. até esse momento tinham-se confessado 2925 fiéis. Receberam a bênção dos doentes 487 pessoas.