é preciso «prestar mais atenção» à tuberculose, defende o alto Representante da aliança das Civilizações . a doença mata mais de quatro mil pessoas, diariamente, em todo o mundo
é preciso «prestar mais atenção» à tuberculose, defende o alto Representante da aliança das Civilizações . a doença mata mais de quatro mil pessoas, diariamente, em todo o mundo”Fala-se da tuberculose menos do que aquilo que se devia falar.como é uma doença muito associada à pobreza não tem a visibilidade que devia ter”, criticou Jorge Sampaio. O representante especial do secretário-geral das Nações Unidas para a luta contra a doença defendeu planos nacionais efectivos contra a enfermidade, que mata à volta de 1. 7 milhões de pessoas por ano, o que equivale a cerca de quatro pessoas por minuto, adianta a Lusa.
a incidência da tuberculose em Portugal baixou para cerca de metade numa década, de 40 novos casos por 100 mil habitantes em 2001, para 22 em 2010. Os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS, de um relatório de Março, indicam que as pessoas mais afectadas são os homens dos 35 aos 44 anos e os imigrantes, que têm quase 3. 5 vezes mais probabilidade de contrair tuberculose do que os portugueses.

Em 2010 foram detectados 2. 559 casos de tuberculose em Portugal, incluindo casos novos e retratamentos. a toxicodependência, o alcoolismo, a reclusão e a situação de sem-abrigo são factores importantes de risco para a doença e determinantes para o prognóstico. a infecção pelo vírus da Sida tem uma prevalência de 11 por cento entre os casos de tuberculose, o que significa um decréscimo do número de doentes para menos de metade nos últimos 10 anos, referem os dados da DGS.