Outro dos locais bastante visitados pelos peregrinos são as campas dos pastorinhos na basílica de Nossa Senhora do Rosário. Do lado esquerdo, Jacinta e Lúcia; do lado direito, Francisco
Outro dos locais bastante visitados pelos peregrinos são as campas dos pastorinhos na basílica de Nossa Senhora do Rosário. Do lado esquerdo, Jacinta e Lúcia; do lado direito, FranciscoBasílica de Nossa Senhora do Rosário
a primeira pedra foi benzida a 13 de Maio de 1928 e a sagração a 7 de Outubro de 1953. O título de “Basílica” foi-lhe concedido por Pio XII, em 1954. a estátua do Imaculado Coração de Maria, no nicho da torre tem 4,73 metros e pesa 14 toneladas. À entrada da Basílica, por cima da porta principal, encontra-se um mosaico que representa a Santíssima Trindade a coroar Nossa Senhora. Foi executado nas oficinas do Vaticano e ali benzido pelo então Secretário de Estado, Cardeal Eugénio Paccelli, futuro Papa Pio XII.
O edifício, que mede 70,5 metros de comprimento e 37 de largura. Foi construído totalmente com pedra da região. a torre sineira tem 65 metros de altura, e é rematada por uma coroa de bronze, de sete toneladas. Possui um carrilhão composto por 62 sinos. O maior pesa três toneladas. O templo é constituído por uma grande nave com capela-mor, transepto e duas sacristias.
Tem 14 altares laterais. Cada um representa um mistério do Rosário. Os vitrais dos altares laterais representam invocações da ladainha de Nossa Senhora. O arco cruzeiro ostenta em toda a volta um mosaico, feito nas oficinas do Vaticano, onde se lê REGIN a SaCRaTISSIMI ROSaRII FaTIMaE OR a PRO NOBIS. Foi oferecido pelos católicos de Singapura.

Campas dos pastorinhos
É na basílica que se encontram sepultados os três videntes: do lado esquerdo, Jacinta e Lúcia; do lado direito, Francisco. Francisco Marto nasceu a 11 de Junho de 1908. Faleceu a 5 de abril de 1919, tendo sido sepultado no cemitério de Fátima. Em 17 de Fevereiro de 1952 são identificados os seus restos mortais e, a 13 de Março do mesmo ano efectuada a trasladação para a basílica de Fátima.
Jacinta Marto nasceu a 11 de Março de 1910 e faleceu vítima de pneumónica, a 20 de Fevereiro de 1920. Foi sepultada, a 24 de Fevereiro desse ano, no jazigo dos barões de alvaiázere, no cemitério de Vila Nova de Ourém. a 12 de Setembro de 1935 dá-se a trasladação do seu corpo para o cemitério de Fátima. a 30 de abril de 1951 são identificados os seus restos mortais e trasladados para a basílica a 1 de Maio do mesmo ano.
Lúcia de Jesus nasceu a 22 de Março de 1907. Faleceu a 13 de Fevereiro de 2005, tendo sido sepultada no Carmelo, em clausura, de acordo com as normas da Família Carmelita. a 19 de Fevereiro de 2006 é feita a trasladação do corpo da irmã Lúcia do Convento de Santa Teresa, em Coimbra, para a basílica do Santuário de Fátima.
À semelhança das dos outros dois Pastorinhos, a sepultura de Lúcia tem a inscrição de nome, data de nascimento e de morte, bem como da data da trasladação. as lajes dos outros dois pastorinhos incluem, ainda, outra inscrição: Beatificado(a) a 13 de Maio de 2000.

Colunata
O conjunto arquitectónico é de antónio Lino. a colunata é composta de 200 colunas e meias colunas, e 14 altares. Sobre a colunata, vêem-se 17 imagens. algumas são de santos cujas congregações estão presentes em Fátima, outras daqueles santos que, pelos seus escritos e pregações, foram apóstolos da devoção a Nossa Senhora.