« a Igreja que peregrina em Portugal rejubila por contar mais uma sua filha elevada aos altares e proposta à veneração dos fiéis como modelo de vida cristã e intercessora junto de Deus»
« a Igreja que peregrina em Portugal rejubila por contar mais uma sua filha elevada aos altares e proposta à veneração dos fiéis como modelo de vida cristã e intercessora junto de Deus»O bispos portugueses aprovaram uma Nota pastoral sobre a bem aventurada a irmã Maria Clara do Menino Jesus, fundadora da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição (CONFHIC) que vai ser beatificada a 21 de Maio, no estádio do Restelo em Lisboa. a beatificação constituirá especial momento de graça para as Franciscanas Hospitaleiras, espalhadas pelos quatro cantos do globo, ao verem o seu carisma confirmado pela proclamação da santidade da fundadora, salienta a Conferência Episcopal Portuguesa.
Os prelados de Portugal exprimem vivo reconhecimento pelo testemunho evangélico e pela fecunda acção pastoral e social desta benemérita congregação no nosso país e no mundo ao longo de século e meio, dando continuidade ao legado espiritual da irmã Maria Clara. a assembleia plenária dos bispos congratulou-se com a beatificação da religiosa.

Para viver de modo espiritual esta beatificação há um mote que serve de tema orientador a todas as celebrações e que incluem os três dias de preparação (18, 19 e 20 de Maio), o rito de beatificação (21 de Maio) e um dia de acção de graças (22 de Maio). O tema é Maria Clara, um rosto da ternura e da misericórdia de Deus. a assinalar a beatificação foi lançado um hino oficial, da autoria da irmã Maria amélia Costa, religiosa da CONFHIC. O tema Dai glória a Deus.