O tráfico de droga causou a morte a 35 mil pessoas, entre 2006 e 2010. Centenas de pessoas pediram o fim da violência e a retirada de milhares de soldados que combatem o narcotráfico
O tráfico de droga causou a morte a 35 mil pessoas, entre 2006 e 2010. Centenas de pessoas pediram o fim da violência e a retirada de milhares de soldados que combatem o narcotráficoNo fim-de-semana, centenas de pessoas aderiram à marcha do silêncio no México. a iniciativa partiu do poeta e jornalista, Javier Sicilia, cujo filho foi encontrado morto recentemente. a mobilização serviu para pedir o fim da violência resultante do tráfico de droga e a retirada dos 50 mil soldados mobilizados no âmbito da luta contra o narcotráfico, uma das prioridades do governo.

Na véspera da marcha, o presidente, Felipe Calderón pediu à nação que apoiasse o combate do tráfico de droga, que persiste a norte do país. Entre 2006 e 2010, cerca de 35 mil pessoas morreram no âmbito de ajustes de conta entre os próprios traficantes e de confrontos com agentes da autoridade. Só em 2011, faleceram 3 mil pessoas. Recentemente, foram descobertos 183 cadáveres numa fossa comum, em Tamaulipas, a norte do país, adianta a agência missionária MISNa.