à saudação que o bispo de Leiria-Fátima dirigiu aos milhares de jovens das várias dioceses de Portugal, ouviu-se uma ovação e uma salva de palmas no Santuário de Fátima
à saudação que o bispo de Leiria-Fátima dirigiu aos milhares de jovens das várias dioceses de Portugal, ouviu-se uma ovação e uma salva de palmas no Santuário de Fátimaantónio Marto exortou os fiéis a ultrapassarem as dúvidas, interrogações, tristeza e desilusão que encontram no caminho, tal qual os discípulos de Emaús experimentaram, segundo o Evangelho deste domingo. Este caminho é o espelho do caminho do homem de hoje, que hoje se sente desorientado, confuso, abatido e amargurado perante o vazio espiritual, moral, cultural, e até político da nossa sociedade, afirmou durante a homilia da Eucaristia de encerramento do Fátima Jovem 2011.
Também muitos cristãos se encontram na mesma situação, tendo perdido a esperança, frisou o prelado. a própria fé entra em crise por causa de experiências negativas em que nos parece que Deus está ausente. Salientou antónio Marto, que Deus nunca abandona quem tem fé, mas que é necessário fazer um caminho de purificação e maturação da nossa fé.

O bispo da diocese de Leiria-Fátima lembrou o exemplo do beato João Paulo II que, a todo o mundo contagiou com o calor, com o entusiasmo, com a irradiação do testemunho da sua fé corajosa, convicta, sem medo. Na origem da fé está um encontro com a pessoa de Cristo ressuscitado que é sempre transformador da vida, um encontro que abre um novo horizonte à vida e lhe imprime um rumo decisivo.

No início da semana dedicada às vocações, o prelado defendeu que é importante que cada jovem, cada homem, cada mulher, dê à sua vida uma vocação, um projecto bom belo e feliz. antónio Marto expressou o desejo que os três mil jovens, que participaram nesta peregrinação nacional a Fátima, sob o testemunho luminoso de João Paulo II e da intercessão de Maria vivam uma fé robusta, uma esperança viva e uma caridade ardente, que faça de vós testemunhas alegres, corajosas e convictas e radiantes do Evangelho.