«é preciso que os cristãos, sustentados pela esperança, proponham a beleza de Jesus Cristo, verdade e vida a todos os homens e mulheres em uma relação franca e sincera com os fiéis de outras religiões»
«é preciso que os cristãos, sustentados pela esperança, proponham a beleza de Jesus Cristo, verdade e vida a todos os homens e mulheres em uma relação franca e sincera com os fiéis de outras religiões»Na basílica de aquileia, o Papa exortou os homens e mulheres a assumir responsabilidades no âmbito social e político, adianta a Rádio Vaticano. Este campo precisa hoje, mais do que nunca, de pessoas, sobretudo jovens, que edifiquem uma ‘vida boa’ favorável e ao serviço de todos, e deste dever os cristãos não se podem eximir. Bento XVI pediu ainda que continuem com energia a testemunhar o amor de Deus com a promoção do bem-comum e a oferecer sua contribuição para humanizar os espaços da convivência civil.
Na presença dos bispos que se encontram a participar no II Convénio Eclesial do Triveneto sobre evangelização e missionários, dos membros dos conselhos pastorais diocesanos e outros convidados, o Pontífice defendeu que a missão prioritária que o Senhor vos confia hoje é aquela de testemunhar o amor de Deus pelo homem. E a fazê-lo com as obras do amor e as opções de vida a favor das pessoas concretas, a partir das mais débeis, frágeis, sem defesa, não auto suficientes, como são os pobres, os idosos, os doentes e os deficientes.

a família deve estar no centro da atenção dos responsáveis eclesiais. Tornou-se mais urgente um empenho pastoral, defendeu o Santo Padre, devido à crise cada vez mais difusa da vida conjugal e da diminuição da natalidade. aos bispos aconselhou, ainda, a reservarem um cuidado especial pelos jovens. Eles olham para o futuro com grande incerteza, vivem muitas vezes em condições de fragilidade e falta de segurança, mas trazem no coração uma grande fome e sede de Deus que pede uma constante atenção e resposta, concluiu. aquileia, Veneza e Mestre recebem neste fim de semana a visita de Bento XVI.