São esperadas entre 200 a 250 mil pessoas nesta 94º peregrinação aniversária das aparições de Fátima. Guarda Nacional Republicana tem um dispositivo que envolve 200 militares
São esperadas entre 200 a 250 mil pessoas nesta 94º peregrinação aniversária das aparições de Fátima. Guarda Nacional Republicana tem um dispositivo que envolve 200 militaresNa apresentação do dispositivo para a peregrinação de 12 e 13 de Maio, o comandante operacional adiantou que a atenção da GNR está dirigida para dois picos de afluência de pessoas ao Santuário de Fátima. Trata-se da procissão das velas no dia 12 de Maio e a celebração da Eucaristia no dia 13. a preocupação da força policial está centrada e centralizada nos peregrinos e no Santuário de Fátima e na sua protecção.
Não houve aumento do risco de segurança, explicou o coronel Corte-Real aos jornalistas, devido à morte de Bin Laden. Todos estes acontecimentos não nos são alheios, nós vamos estar sempre com atenção a eles e o nosso planeamento conta sempre com todos estes factores, acrescentou o responsável do Comando Territorial de Santarém da GNR.

a operação Fénix 2011 começa a 7 de Maio e termina a 15 de Maio, dividida em três fases. Na primeira, até dia 11, diz respeito aos acessos e pretende ajudar a população crente a chegar a Fátima. Na segunda fase, nos dias 12 e 13 de Maio, a atenção está voltada para o Santuário e zonas envolventes, de modo a garantir a segurança dado o grande afluxo de peregrinos. São esperados entre 200 a 250 mil peregrinos, número que deverá decrescer nos dias seguintes, 14 e 15 de Maio, para os cem mil.

Na terceira fase, que coincide com o fim-de-semana, prevê-se que muitas pessoas, que por razões laborais não possam participar na peregrinação de 12 e 13, venham a Fátima durante o dia 14 e 15. a GNR tem o dispositivo montado em quatro áreas de intervenção e conta com um corredor de segurança para evacuar pessoas, caso seja necessário. as avenidas Beato Nuno e D. José Alves Correia da Silva, bem como a Papa João XXIII serão condicionadas consoante as necessidades.

Há seis locais de assistência em que estão equipas da GNR na Cova da Iria e Valinhos e a Guarda conta ainda com o Corpo Nacional de Escutas para ajudar as pessoas perdidas. Em serviço estarão também as oito câmaras de videovigilância existentes no Santuário de Fátima, a funcionar 24 horas por dia. É esperado que a autorização da Comissão Nacional de Protecção de Dados para as quatro câmaras de videovigilância, propriedade da Câmara, instaladas em Fátima, dê parecer positivo de utilização até 12 de Maio.

O comandante Corte-Real realça que a maioria dos peregrinos vem do norte e apela a que os peregrinos saiam mais cedo de casa e se utilizarem a auto-estrada optem por saídas alternativas, antes de chegar a Fátima. No Santuário, a GNR solicita redobrada atenção às crianças, idosos e às carteiras. a peregrinação de Maio é presidida pelo cardeal norte-americano Sean O’Malley, arcebispo de Boston, e inclui a celebração nacional evocativa da beatificação de João Paulo II.