é entre as personalidades premiadas, a mais nova. O compositor Eurico Carrapatoso é o vencedor do Prémio Manuel antunes, edição 2011
é entre as personalidades premiadas, a mais nova. O compositor Eurico Carrapatoso é o vencedor do Prémio Manuel antunes, edição 2011O prémio Árvore da vida é-lhe atribuído pela sua vasta e apreciada produção musical, de temática e inspiração cristãs, valorizando excelentemente esta componente essencial da tradição cultural portuguesa, adianta a Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais. O júri deste prémio atribuído pelo Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura (SNPC), assinala o diálogo que o compositor mantém com autores do cânone literário português. a obra de Eurico Carrapatoso é uma preciosa e inspirada meditação sobre Portugal e o destino comum dos portugueses, acrescenta o júri, citado pelo SNPC.

a obra preferida do compositor de 49 anos é Tríptico Mariano, composto por Horto sereníssimo (2000), Magnificat em talha dourada (1998) e Stabat Mater (2008). Esta é a sétima atribuição do Prémio de Cultura Árvore da Vida – Padre Manuel antunes. Nas edições anteriores distinguiu já o poeta Fernando Echevarria, o cientista Luís archer s. j. , o cineasta Manoel de Oliveira, a professora de Estudos Clássicos Maria Helena da Rocha Pereira, o político e intelectual adriano Moreira e o trabalho de diálogo entre Evangelho e Cultura levado a cabo pela Diocese de Beja.