Os bispos portugueses lembram a «relevância» das eleições legislativas de 5 de Junho e exortam os eleitores a participarem «responsável e livremente»
Os bispos portugueses lembram a «relevância» das eleições legislativas de 5 de Junho e exortam os eleitores a participarem «responsável e livremente»as opções éticas daqueles que pedem o nosso voto devem contar na hora da votação, afirma a Conferência Episcopal Portuguesa, no comunicado final da 177a assembleia plenária. Os bispos defendem que é fundamental que as nossas escolhas sejam bem reflectidas e ponderadas.
Para isso, os católicos devem ter em conta as ideologias perfilhadas pelos vários candidatos e partidos, e a prática da verdade e do respeito mútuo, especialmente durante a campanha eleitoral. Importa – salientam os prelados – conhecer os programas eleitorais e verificar a atenção que prestam aos mais carenciados, económica e socialmente.

Os bispos exortam os eleitores a que não se abstenham mas participem, responsável e livremente. E apelam às diversas forças sociais e políticas para que se esforcem por encontrar um amplo consenso que promova a governabilidade do nosso país, a fim de responder ao desafio premente da solução da actual crise. Uma resposta que deve defender e servir os mais frágeis, e construir o bem comum.