Bispo de Leiria-Fátima nomeia o presbí­tero Carlos Manuel Pedrosa Cabecinhas como novo reitor do Santuário de Fátima. apenas uma semana após a nomeação de Virgílio antunes para bispo de Coimbra, é tornado público o nome do seu sucessor
Bispo de Leiria-Fátima nomeia o presbí­tero Carlos Manuel Pedrosa Cabecinhas como novo reitor do Santuário de Fátima. apenas uma semana após a nomeação de Virgílio antunes para bispo de Coimbra, é tornado público o nome do seu sucessorUm comunicado do Gabinete do Bispo Diocesano informa que antónio Marto obteve da assembleia Plenária da Conferência Episcopal o nada obsta para a nomeação do Revº Padre Doutor Carlos Manuel Pedrosa Cabecinhas como Reitor do Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. a tomada de posse está prevista para o 11 de Junho, às 11 horas na igreja da Santíssima Trindade, no Santuário de Fátima.

Carlos Cabecinhas é presbítero da diocese de Leiria-Fátima e trabalha no Santuário de Fátima desde agosto de 2010. Desempenha as funções de capelão edirector do Serviço de Pastoral Litúrgica. É director do Departamento Diocesano de Liturgia, responsável pelas celebrações diocesanas e mestre de cerimónias, membro do Colégio de Consultores, membro do Conselho de Coordenação Pastoral e membro do Conselho Pastoral Diocesano. Nos serviços nacionais é vice-director do Serviço Nacional de acólitos e vogal doSecretariado Nacional de Liturgia.

O novo reitor exerce actividade académica, no ensino superior, comoprofessor da Faculdade de Teologia da Universidade Católica, em Lisboa, e no Instituto Superior de Estudos Teológicos, em Coimbra. Colabora como docente em diversos cursos do Centro de Formação e Cultura, em Leiria. Enquanto especialista de Liturgia, é convidado frequente para acções de formação em todo o país e para proferir conferências na área da sua especialidade. Para além do livro que publicou sobre o desenvolvimento histórico da ciência litúrgica, tem publicado diversos trabalhos Círculo.

De 40 anos, é natural da Bajouca, Leiria. Em 1983 entrou para o seminário diocesano, onde fez toda a formação teológica. Desde a sua ordenação sacerdotal, em 1995, exerceu vários cargos: formador do seminário diocesano de Leiria, secretário episcopal, director do Departamento de Liturgia e formador no seminário maior de Coimbra. Em 2000, foi enviado para Roma para fazer estudos na área da Liturgia e obteve o doutoramento noateneu Santo anselmo.