«Rezar é falar com Deus», afirmou o Pontífice na audiência geral desta quarta-feira. aos fiéis apelou para que se dirijam ao Mestre e peçam «Senhor, ensina-nos a rezar»
«Rezar é falar com Deus», afirmou o Pontífice na audiência geral desta quarta-feira. aos fiéis apelou para que se dirijam ao Mestre e peçam «Senhor, ensina-nos a rezar»Há que aprender a rezar, como que adquirindo sempre de novo esta arte; mesmo aqueles que estão muito avançados na vida espiritual sentem sempre a necessidade de frequentar a escola de Jesus para aprenderem a rezar com autenticidade, defendeu o Papa. Na primeira de uma série de catequeses dedicada à oração cristã, o Santo Padre lembrou que rezar é uma arte que carece de iniciação e aprendizagem, adianta a Rádio Vaticano.
O homem de todos os tempos reza porque não pode deixar de se perguntar qual é o sentido da sua existência, que permanece obscuro se não for posto em relação com o mistério de Deus e do seu projecto sobre o mundo, salienta Bento XVI enquanto lembra que, nos exemplos de orações das diferentes épocas e civilizações, emerge a consciência de que o ser humano é dependente de Deus, que é fonte do bem.

É através da relação com Jesus que o ser humano se torna capaz de abeirar-se de Deus com a profundidade e a intimidade próprias duma relação entre pai e filho, acrescentou. Nas próximas catequeses como se fossem uma ‘Escola da Oração’, queremos aprender a viver mais intensamente o nosso relacionamento com o Senhor, abordando a realidade da oração na Sagrada Escritura, nos Padres da Igreja, nos mestres de espiritualidade e liturgia, concluiu.