Os Índios a viver actualmente na américa do sul descendem de povos de caçadores, que se instalaram no continente há milhares de anos. Representam 0,42 por cento da população
Os Índios a viver actualmente na américa do sul descendem de povos de caçadores, que se instalaram no continente há milhares de anos. Representam 0,42 por cento da populaçãoDados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, baseados em informações preliminares do Censo Demográfico de 2010 apontam para a existência de 817 mil indígenas no Brasil. No total, representam 0,42 por cento da população, isto é um crescimento de 11 por cento em relação ao Censo de 2000. Nesse ano, 734 mil nativos foram registados.
O amazonas é o estado com mais índios, sendo 168 mil. Porém, Roraima é o estado que conta mais indígenas entre a sua população, cerca de 11 por cento. Os dados definitivos do Censo de 2010 serão divulgados em abril de 2012. Incluirão outras informações como a etnia e a língua falada pelos índios.
Entre a população indígena do Brasil, existem cerca de 55 grupos de índios isolados, sem qualquer contacto com a sociedade. Segundo o site da Fundação Nacional do Índio, os indígenas a viver actualmente na américa do sul descendem de povos de caçadores, originários do norte do continente.