O actual patriarca de Lisboa foi eleito presidente da Conferência Episcopal Portuguesa. é o regresso a um cargo que ocupou entre 1999 e 2005
O actual patriarca de Lisboa foi eleito presidente da Conferência Episcopal Portuguesa. é o regresso a um cargo que ocupou entre 1999 e 2005José Policarpo regressa à presidência da Conferência Episcopal, eleito por uma maioria clara. Sucede ao arcebispo de Braga, Jorge Ortiga que cumpriu dois mandatos, o máximo consecutivo, permitido pelos estatutos da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP). O vice-presidente é o bispo do Porto, Manuel Clemente, cargo até agora ocupado pelo bispo de Leiria-Fátima, antónio Marto.
a eleição decorreu na manhã do segundo dia de trabalhos da 177a assembleia plenária que decorre até 5 de Maio.como secretário e porta-voz da CEP, os bispos renovaram a escolha do padre jesuíta Manuel Morujão. Para os restantes lugares do Conselho Permanente da CEP foram eleitos o arcebispo de Braga, Jorge Ortiga, o bispo de Leiria-Fátima, antónio Marto e o bispo do algarve, Manuel Quintas, mantendo-se o prelado de Setúbal, Gilberto Reis.