além da sua estátua, alvo da devoção dos peregrinos, há outras recordações da ligação de Karol Wojtyla a este santuário mariano
além da sua estátua, alvo da devoção dos peregrinos, há outras recordações da ligação de Karol Wojtyla a este santuário marianoalvo de grandes atenções é a estátua de bronze do Papa de Fátima que se encontra no Santuário junto à Cruz alta. Flores e velas são ali deixadas pelos peregrinos, pela sua devoção ao agora beato. Muitos são os que tiram fotografias. Mas, no dia da beatificação, em Roma, a estátua de João Paulo II no adro da Igreja da Santíssima Trindade, esteve singularmente ornamentada com uma floreira e um tocheiro. a ladear o altar do Recinto de Oração em plano recuado, várias telas evocam as peregrinações de João Paulo II a Fátima, em Maio de 1982, 1991 e 2000, como sinal desta união de Fátima com o Pontífice a a Igreja.
aos pés de Nossa Senhora rezou por lhe ter salvo a vida durante o atentado de que foi vítima em Roma, em 1981. a ela ofereceu a bala com que foi trespassado e que se encontra na coroa de Nossa Senhora, ali incrustada. Outros dos objectos que ofereceu a Nossa Senhora foi o anel do seu pontificado Totus tuus. Podem ser vistos, entre outras ofertas de João Paulo II, no Museu do Santuário, na exposição Fátima, Luz e Paz.