Irina Bokova apela os governos a manterem os esforços para assegurar a liberdade de expressão e a liberdade de imprensa, importantes pilares das sociedades democráticas
Irina Bokova apela os governos a manterem os esforços para assegurar a liberdade de expressão e a liberdade de imprensa, importantes pilares das sociedades democráticasPor ocasião do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, comemorado hoje, a directora da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) debruçou-se sobre a situação da comunicação social no mundo. a paisagem mediática alterou-se mas os objectivos para a protecção da liberdade de imprensa mantêm-se, considera. a responsável manifestou preocupação perante os repetidos ataques a jornalistas a trabalhar no Médio Oriente e no norte de África.

Esses países devem responder às aspirações do povo, nomeadamente quanto à liberdade de expressão, um direito do homem. Irina Bokova mostra-se satisfeita com os progressos conseguidos ao longo dos últimos meses no Egipto e na Tunísia. a liberdade de poder falar e escrever são condições necessárias para a democracia e boa governação, reiterou. Fazer com que os media se calem ou tentar intimidá-los representa um atentado intolerável ao direito à informação dos cidadãos, afirmou.