«as nossas duas religiões, islão e cristianismo, têm um valor inestimável como instrumento de reconciliação e de paz», afirmam cristãs e muçulmanas nigerianas. Desigualdades sociais são motivo de violência
«as nossas duas religiões, islão e cristianismo, têm um valor inestimável como instrumento de reconciliação e de paz», afirmam cristãs e muçulmanas nigerianas. Desigualdades sociais são motivo de violênciaMulheres cristãs e muçulmanas do norte da Nigéria lançam apelo em favor da paz. as causas da violência não são religiosas e a religião não pode ser a única resposta, defendem, segundo a agência Fides. Condenando a violência pós eleitoral que causou centenas de vítimas no norte do país, apontam as reais causas dos distúrbios. apesar dos observadores pouco atentos atribuírem à violência um cariz religioso, é nas injustiças socais que se devem procurar repostas.

Enquanto a elite da nossa sociedade, incluindo nossos líderes políticos, vivem no luxo, a maioria da população está destinada a viver na pobreza e no desemprego. as consequentes massas de jovens desocupados são a principal causa da violência de que somos vítimas. a corrupção e a não actuação das políticas transparentes estão entre as mais graves chagas da Nigéria, destacam as cristãs e muçulmanas da região de Kadun num comunicado.

a religião é um factor importante no conflito a norte do país, tal como sucede em outras zonas do mundo, admitem. Contudo, consideram-na um auxílio na promoção da compreensão e da reconciliação. as nossas duas religiões, islão e cristianismo, têm um valor inestimável como instrumento de reconciliação e de paz, porque ensinam os valores necessários para a convivência como a paz, o perdão, a misericórdia, o amor e assim por diante, afirmam, lembrando a influência social dos líderes religiosos, na Nigéria.