Novos membros do conselho permanente e das comissões episcopais da Conferência Episcopal Portuguesa, assim como o seu presidente, serão escolhidos durante a reunião que começa hoje, 2 de Maio, em Fátima
Novos membros do conselho permanente e das comissões episcopais da Conferência Episcopal Portuguesa, assim como o seu presidente, serão escolhidos durante a reunião que começa hoje, 2 de Maio, em Fátima a reunião da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) realiza-se de 2 a 5 de Maio, em Fátima, iniciando com o discurso do presidente cessante e terminando com a habitual conferência de imprensa na qual é lido o comunicado final do encontro e onde deverá estar o novo presidente da CEP. De acordo com os estatutos da CEP, Jorge Ortiga, arcebispo de Braga, que termina o seu segundo mandato, não pode ser reeleito. O lugar de presidente da CEP pode ser ocupado por qualquer um dos bispos diocesanos e, ainda, pelo bispo das Forças armadas e de Segurança. Dele estão excluídos os bispos eméritos, como o bispo de Coimbra, albino Cleto, que já tem sucessor nomeado, o reitor do Santuário de Fátima, Virgílio antunes, que participará na assembleia Plenária.
Estão em curso na estrutura hierárquica da Igreja católica várias alterações. alguns bispos diocesanos estão à beira da resignação, como é o caso de Lisboa, Lamego, Vila Real e Bragança-Miranda, por motivos de idade. O caso mais recente é da diocese de Coimbra, que terá como novo bispo o recém-nomeado reitor do Santuário de Fátima, Virgílio antunes. O cardeal patriarca, José Policarpo, também já pediu a resignação do cargo, por ter atingido os 75 anos, limite estabelecido pelo Direito Canónico.