“Um marco na história do Sul do Sudão” foi colocado em Rumbek, quinta-feira 28 de abril. Durante uma grande cerimónia, com a participação de uma série de funcionários do governo, foi inaugurado oficialmente o primeiro centro para formação de mulheres
“Um marco na história do Sul do Sudão” foi colocado em Rumbek, quinta-feira 28 de abril. Durante uma grande cerimónia, com a participação de uma série de funcionários do governo, foi inaugurado oficialmente o primeiro centro para formação de mulheresFalando em nome do presidente do Sudão do Sul, um novo país africano que se desmembra do actual Sudão, a Ministro do Género e Desenvolvimento Social, agnes Lasuba, descreveu a ocasião como “um marco na história do Sul do Sudão”. a governante explicou, na cerimónia de abertura, que o instituto é o primeiro de seu tipo no Sul do Sudão e vai capacitar as mulheres em várias áreas: gestão, contabilidade, informática, costura, cozinha, carpintaria, mecânica, entre outras.
Segundo agnes Lasuba, as competências a serem adquiridas pelas mulheres, que se matricularão no novo instituto, serão as principais fontes de emprego do novo país e irão garantir a auto-suficiência para muitas famílias do Sul do Sudão. Situado a cerca de 60 quilómetros da cidade, na estrada entre Rumbek e Yirol, o instituto foi construído com financiamento do Fundo Multi-Doadores e do governo do Sul do Sudão.