Quinto mistério dos Mistérios luminosos, transmitido em directo do santuário mariano português, aborda a instituição da Eucaristia. De Fátima, unidos ao resto do mundo, rezou-se pela Igreja. Bispo emérito de Portalegre-Castelo Branco presidiu à recitação do último mistério
Quinto mistério dos Mistérios luminosos, transmitido em directo do santuário mariano português, aborda a instituição da Eucaristia. De Fátima, unidos ao resto do mundo, rezou-se pela Igreja. Bispo emérito de Portalegre-Castelo Branco presidiu à recitação do último mistérioEram 21h 44, em Portugal, quando começou a ser lido o texto bíblico referente ao último mistério do Rosário, em português, a partir da Capelinha das aparições. Na meditação deste mistério, foram lembradas as palavras de João Paulo II na homilia da Eucaristia de 13 de Maio de 1982, a primeira vez que veio ao Santuário de Fátima.
a Senhora da mensagem de Fátima – indica o terço – o rosário – que bem se pode definir como ‘a oração de Maria’. É a oração que Nossa Senhora pediu aos três videntes que rezassem o terço todos os dias.com esta oração do terço se abraçam os problemas da Igreja, da sede de São Pedro, os problemas do mundo inteiro. além disso, recordam-se os pecadores, para que se convertam e se salvem, e as almas do Purgatório.

Pelas 21h47 começou a ser rezada a primeira das dez avé-Marias, por vários jovens.com velas acesas, com a bandeira de Portugal em primeiro plano, as centenas de fiéis presentes, leigos e religiosos, rezaram. Depois de ter sido entoado pelo coro o Salve Regina, o Papa rezou oração conclusiva, a Nossa Senhora, de novo com a ligação a Roma. Bento XVI deu a bênção final às 21h58 e a vigília de oração terminou com o aleluia. No Santuário de Fátima, cumpriu-se depois o programa habitual da recitação do Rosário e procissão de velas, continuando em oração.