Depois da Indonésia e da Turquia, o Brasil é o terceiro país onde mais se crê em Deus, revela um inquérito. Perto de 19 mil pessoas foram entrevistadas
Depois da Indonésia e da Turquia, o Brasil é o terceiro país onde mais se crê em Deus, revela um inquérito. Perto de 19 mil pessoas foram entrevistadasO Brasil é o terceiro país em que mais se acredita em “Deus ou em um ser supremo” demonstra um estudo realizada em 23 países. Segundo o jornal a Folha de São Paulo, a pesquisa feita pela empresa Ipsos abrangeu 18. 829 adultos em todo o mundo. Concluiu que 51 por cento acreditam numa entidade divina; 18 por cento não acreditam e 17 por cento mostram-se duvidosos.
a Indonésia é o primeiro país onde mais se acredita na existência de Deus ou de um ser supremo, segue a Turquia e, em terceiro, o Brasil. Entre todos os pesquisados, 51 por cento acreditam na vida depois da morte, enquanto 23 por cento acreditam que as pessoas param de existir depois da morte; 26 por cento “simplesmente não sabem”.

Dos 51 por cento que acreditam em algum tipo de vida após a morte, 23 negam a existência de um Paraíso ou Inferno; 19 acreditam, sendo a Indonésia o país que reúne o maior número de pessoas. Sete por cento acreditam na reencarnação e dois por cento acreditam apenas no Paraíso. O Brasil é o segundo país onde as pessoas mais acreditam na reencarnação. Os outros dois são a Hungria e o México.

28 por cento definem-se criacionistas: acreditam que os seres humanos foram criados por uma força espiritual, ou seja, por Deus; não acreditam que a origem do homem venha da evolução dos macacos. 41 por cento dos entrevistados consideram-se evolucionistas ou darwinistas: acreditam que os seres humanos são fruto de um lento processo de evolução a partir de espécies menos evoluídas como os macacos.

Entre os evolucionistas, a Suécia está em primeiro lugar, com 68 por cento dos entrevistados. a alemanha vem em segundo, com 65 por cento, seguida pela China, com 64 por cento, e a Bélgica em quarto lugar, com 61 por cento dos pesquisados.

a França está no topo da lista dos descrentes com 39 por cento, a Suécia está em segundo lugar, com 37, e a Bélgica em terceiro, com 36. No Brasil, apenas 3 por cento dos entrevistados declararam que não acreditam em Deus, ou deuses ou seres supremos.