O reitor do Santuário de Fátima confessou que o convite de Bento XVI para se tornar pastor da diocese de Coimbra foi «inesperado» e apanhou-o «completamente desprevenido»
O reitor do Santuário de Fátima confessou que o convite de Bento XVI para se tornar pastor da diocese de Coimbra foi «inesperado» e apanhou-o «completamente desprevenido»Virgílio antunes sucede a albino Cleto, que atingiu a idade canónica de 75 anos e havia pedido a sua resignação. Estava sempre convencido de que me iam deixar fazer cá pelo menos dez anos, até ao final da celebração do centenário, afirmou o nomeado prelado num encontro com capelães, religiosas e funcionários do Santuário de Fátima, no qual foi comunicada a decisão do Papa. aos jornalistas, explicou que, atendendo aos ‘timmings’ normais nos processos de nomeação na vida da Igreja, nada levaria a supor que houvesse uma mudança.
O bispo de Leiria-Fátima anunciou a nomeação de Virgílio antunes com renovada alegria. Salientou a sua rica e múltipla experiência pastoral, amadurecida nos diversos cargos que desempenhou, bem como os seus dotes humanos, intelectuais e sacerdotais. antónio Marto defendeu que o novo bispo está bem preparado para assumir a responsabilidade pastoral de uma diocese tão significativa como é a de Coimbra, rica de história e de vitalidade eclesial.